Educação e empoderamento

O empoderamento menstrual começa com o auto conhecimento. Ao aproveitar o tempo para aprender sobre seu corpo, sobre seu ciclo menstrual e cuidar de si mesma, você poderá cuidar melhor do seu período e das mulheres em sua vida.

Você sabia que o sangue menstrual não é sujo? É apenas a descamação do endométrio – tecido que reveste o útero – por não ter tido a fecundação do óvulo. A menstruação, normalmente, é um sinal que o corpo está funcionando, e que, se um dia você quiser, pode engravidar. Não há erro na menstruação, é uma das maiores dádivas. À medida que você cuida do  seu copo, você aprenderá a respeitá-lo  e a amar  e honrar seu fluxo.

Nós vivemos em uma sociedade que nos faz acreditar que o sangue menstrual é algo sujo, algo que devemos esconder e nos livrar o mais rápido possível, como se fosse lixo. A verdade é que tudo isso não passa de um mito e parte desta crença é alimentada todos os dias pela indústria de absorventes descartáveis.

O ciclo menstrual representa uma pausa para morrer, reavaliar e renascer. Seguir o tempo lunar que acolhe sombra e luz nas mesmas proporções. O ciclo menstrual é uma oportunidade de liberar emoções guardadas. A menstruação pode ser vista como uma liberação mensal.

Uma vez por mês ela chega para limpar tudo, permitindo que o seu corpo libere o excesso de ferro e diminuindo o risco de doenças.

Se a menstruação aparece regularmente é um sinal de que as principais áreas do seu corpo, como os seus hormônios e tireóide, estão funcionando como deveriam funcionar!

Este período do mês revela muitas coisas sobre como o seu corpo está funcionando e se há algo que você possa fazer para ajudar.

As mulheres têm uma grande oportunidade de se conhecer pelo ciclo e os possíveis sintomas desagradáveis são termômetros do quanto seu corpo está pedindo atenção e, em especial, descanso. Precisamos respeitar nosso ciclo, dormir mais na pré-menstruação, descansar muito na menstruação e se alimentar diferente em cada fase do ciclo.

O corpo feminino com seus ciclos, cria a imagem da vida. É muito importante que as mulheres compreendam este poder. Pensem a respeito da dinâmica envolvida na gestação de uma criança. A mulher mantém uma força vital que cria movimento e deseja nascer.

O sangue é um símbolo vivo, uma evidência da conexão humana com os ancestrais, constituindo uma biblioteca genética em sua essência espiritual.

O sangue é rico em nutrientes em padrões e desenhos da natureza geométrica que se reconhecem, de acordo com o estado de consciência e intenção de cada pessoa, os seus pensamentos são registrados pelo seu sangue, ele é rico ou pobre de acordo com o projeto de intenções do indivíduo e pode ser facilmente enriquecido ou reestruturado.

Graças a presença de três nutrientes importantíssimos para as plantas – o nitrogênio, o potássio e o fósforo – o seu sangue é um ótimo fertilizante. Quando as mulheres colocam seu sangue sobre a Terra, ela é alimentada, conforme vão deixando de lado antigos tabus.

Uma resposta comum que ouvimos quando dizemos a mulheres (e homens) sobre lídar com o ciclo menstrual é ” Isso é nojento!”. Com o fascínio da nossa cultura pelos descartáveis, não é de admirar essa resposta.

No entanto, uma vez que você toma o tempo para aprender sobre o uso de alternativas naturais, limpas, livres de plástico e fragrâncias sintéticas, você ficará surpresa com o quão limpo e confortável é realmente.

Absorventes descartáveis possuem componentes químicos pesados que, ao entrar em contato com o sangue menstrual, geram uma reação química de cheiro forte e bem desagradável. Sem estes componentes químicos, não sentiríamos cheiro ruim algum.  O sangue menstrual possui um cheiro de ferro bem característico e nada ruim. Além disso, dá-lhe a oportunidade de aprender sobre seu fluxo mensal, educando e capacitando você sobre seu corpo e sua saúde.

Se você é mulher, mãe ou educadora converse abertamente e positivamente sobre a menstruação com outras mulheres, com sua família com todos, ensine seus filhos,  seu marido sobre o que realmente acontece durante a menstruação, assim você irá ensiná-los a respeitar as mulheres e cuidar melhor das mulheres em suas vidas.

Você também pode participar de nosso Grupo Ecologia Feminina da Morada  da Floresta  para se conectar com mulheres com o mesmo objetivo de auto cuidado natural.

Deixe-nos aqui o seu comentário