Vale a pena parar de menstruar ?

A interrupção da menstruação é feita muitas vezes com a intensão de prevenir, endometriose, miomas, tumores, às vezes a menstruação é compreendida como uma “gravidez que não deu certo”, mas isto na realidade  é apenas um conceito, um julgamento onde não há não há espaço para a subjetividade e a sabedoria de um processo natural.

Nossa natureza é de menstruar todo mês, isso não significa que todo mês estamos vivendo a frustração de não engravidar. A menstruação tem muito mais sabedoria no sentido de sua existência.

Nosso útero é muito mais que do isso, o sangue e os hormônios do ciclo também. O ciclo menstrual representa uma pausa para morrer, reavaliar e renascer. Seguir o tempo lunar que acolhe sombra e luz nas mesmas proporções. O ciclo menstrual é uma oportunidade de liberar emoções guardadas.

As mulheres tem uma grande oportunidade de se conhecer pelo ciclo e os possíveis sintomas desagradáveis são termômetros do quanto seu corpo está pedindo atenção e em especial descanso. Precisamos respeitar nosso ciclo, dormir mais na pre menstruação, descansar muito na menstruação, se alimentar diferente em cada fase do ciclo.

A interrupção do ciclo,  é justamente anestesiar ou eliminar estes sintomas que as vezes vem ensinar e nos mostrar algo que se passa no nosso próprio corpo, altera muito mais o sistema hormonal natural e em especial o fígado que tem um fluxo de contração e expansão natural  e com anticoncepcionais o fígado fica mais desequilibrado pelo movimento antinatural e pela própria toxidade do hormônio sintético.

Na visão da medicina chinesa, esses desequilíbrios podem ser tratados com cuidados específicos como alimentação adequada, acupuntura, moxabustao, evitar friagem, tonificar os meridianos do baço pâncreas, tonificar a energia do meridiano que trata o útero. Tudo isso ajuda a evitar doenças relacionadas aos ciclos.

Particularmente não vejo vantagens em suprimir o ciclo, talvez em casos muitos avançados de endometrioses para posterior cirurgia muitas vezes.
Porém como prevenção desses desequilíbrios, o autoconhecimento, autocuidados, práticas naturais, atividades físicas, yoga, terapias em especial acupuntura são muito mais eficazes e benéficas para a fisiologia feminina.

Muitos desequilíbrios de menstruação tem relação com o órgão baço, que na medicina chinesa tem relação com excesso de pensamentos e preocupações.

A mulher moderna sofre com esses desequilíbrios pois vive para trabalhar, usando demasiadamente a mente e num ritmo de trabalho que nem sempre  combina com o ciclo fisiológico feminino. Nós precisaríamos observar diariamente as nossas necessidades físicas, emocionais… Nos cuidar com mais amor e diminuir o ritmo  de atividade mental.

Ter dois ou três dias de baixa pode ser visto como perda de tempo- dinheiro- produção.

Todo medicamento gera riscos, existem inúmeros nos casos dos anticoncepcionais, endometriose é um problema sim, mas que não atinge à todas as mulheres e que pode ser tratado.