Absorventes de pano femininos ecológicos

Apesar de a prática ter caído em desuso, não podemos dizer que o uso de absorventes de pano é uma coisa nova. Muito pelo contrário, basta conversar com nossas avós (ou até mesmo nossas mães) para ouvirmos um pouco mais a respeito da forma como elas se cuidavam “naqueles dias”.

Acontece que nos dias atuais a tecnologia nos proporcionou a dádiva do conforto, agora podemos contar com absorventes de diversas formas. Mas o que pouca gente pensa é no descarte desses absorventes, afinal, se são descartáveis, eles não podem ser reutilizados, certo? Dessa forma, o uso de absorventes descartáveis também pode ser considerado como um dos responsáveis pelo estado em que nosso planeta se encontra hoje quando o assunto é sustentabilidade.

Por isso, no texto a baixo explicaremos um pouco a mais sobre o absorvente de pano, uma solução ecológica, duradoura e muito mais barata do que o convencional absorvente descartável. Deseja saber mais sobre esse assunto? Então continue a leitura e tire todas as suas dúvidas a respeito dos absorventes de pano ecológicos.

Como são feitos os absorventes de pano ecológicos?
Como o próprio nome diz, de pano. Mas engana-se quem acha que é um pano comum e desconfortável. Os absorventes de pano mais modernos são compostos geralmente por 3 camadas: a camada interna macia que fica em contato com a pele, a camada do meio com um recheio de tecidos absorventes para conter o fluxo e a cama externa impermeável para garantir sua segurança.

Inclusive, existem algumas opções de absorventes de pano ecológicos que oferecem toque seco, toque natural, ou seja, assim como os absorventes descartáveis, os ecológicos também podem se adaptar às suas necessidades.

Como utilizar o absorvente de pano ecológico?
Muitas mulheres têm dúvidas quando ao modo de utilização desse tipo de absorvente, inclusive esse é um dos medos que mais faz com que elas desistam de optar pelo absorvente ecológico. Mas calma, não se trata de nenhum bicho de sete cabeças.

O uso do absorvente ecológico é idêntico ao do absorvente normal, basta apoiar o absorvente na calcinha, ajustar as abas, abotoar na parte de baixo e pronto! Assim como quando você usa absorventes descartáveis, é recomendada a utilização de calcinhas que sejam mais justas para que o absorvente fique melhor posicionado e não se mova. Outro grande benefício é que esse absorvente não possui adesivo, ou seja, você pode ajustá-lo sem precisar ficar colando e descolando da calcinha.

Eis a grande dúvida: os absorventes de pano podem vazar?
Não! Se essa era a dúvida que não te deixava optar por esse tipo ecológico de absorvente, pode ficar tranquila. A camada de absorção que fica no recheio do absorvente não deixa com que o fluxo vaze justamente porque seu tecido é impermeável. Além disso, esse tecido é muito resistente e pode ser utilizado por anos.

Como fazer a higienização dos absorventes de pano?
Do mesmo modo que você lava suas calcinhas, basta deixar os absorventes de molho em água fria, remover o excesso de sangue, lavar na máquina e pronto.