O que é o Coletor Menstrual e cuidados com o planeta

O coletor menstrual é um copinho de silicone ou TPE, é hipoalergênico e antibacteriano, ajustável ao corpo e que coleta o sangue da menstruação.

Ele é maleável, o que facilita na hora de colocar na vagina, usado internamente, em posição mais baixa do que um tampão. O Coletor Menstrual funciona como recipiente do fluxo menstrual em vez de o absorver.

Não existem contra-indicações, mas não é aconselhável para mulheres que nunca tiveram relações sexuais, pois ao colocar ou retirar o coletor, o hímen pode se romper. É imprudente também nos primeiros dias após dar à luz.

Existem muitas diferenças de uma marca para outra. A maleabilidade, por exemplo, quando o coletor é muito mole pode dificultar o uso, coletores com maleabilidade intermediária abrem mais fácil e  podem oferecer melhor adaptação.

O coletor menstrual tem se tornado uma opção bastante viável aos absorventes descartáveis, isso porque além de bastante prático, ele ainda conta com a vantagem de ser 100% reutilizável, ou seja, estamos falando de um produto que também é sustentável.

Várias mulheres já usam o coletor menstrual e não o trocam por nada, mas se você ainda tem algumas dúvidas em relação ao uso , quais os seus benefícios e de que forma o seu uso  ajuda o planeta, continue lendo esse texto.

Vantagens do coletor menstrual

Uma das primeiras vantagens a ser levada em consideração com o uso do coletor menstrual é a questão da saúde, por ser livre de dioxina, químicos tóxicos e plástico.

Outro fator é a economia. Um coletor menstrual custa, em média, 80 reais, um valor bastante alto se comparado ao de um pacote de absorvente comum, certo? Mas, quando paramos para analisar a vida útil do produto, que é de 10 anos, esse gasto se torna insignificante. Pois, pelos próximos 10 anos você terá gasto apenas 80 reais com absorvente.

A durabilidade entre o coletor menstrual reutilizável e o absorvente descartável é o fato do primeiro poder ser reutilizado por até dez anos, ou seja, estamos falando de um objeto com uma vida útil bastante extensa, principalmente quando comparada aos absorventes comuns que são descartáveis.
Enquanto um coletor menstrual dura aproximadamente 10 anos, um absorvente comum descartável leva cerca de 500 anos para ser decomposto na natureza.

Além disso, usar o coletor menstrual dá a mulher ainda mais poder sobre o seu corpo. Como? É simples, como ele está inserido em seu canal vaginal, não há chances de sofrer com vazamentos (desde que bem colocado). Deixando-a muito mais tranquila e segura nos dias de fluxo.

Coletor menstrual e sustentabilidade
Não é novidade para ninguém que nosso planeta está pedindo socorro, o que se deve principalmente em relação à quantidade de lixo que produzimos diariamente. Se pararmos para pensar, grande parte de tudo o que usamos é descartável e leva anos para se decompor na natureza.
Dessa forma, quando falamos do coletor menstrual, estamos falando de uma opção 100% sustentável, já que a sua vida útil pode chegar até 10 anos. Ao usar um absorvente comum, a mulher faz o seu descarte normalmente no lixo, o que não significa necessariamente que o seu impacto será menor na mãe natureza.
Já quando usa um coletor menstrual, o sangue ali retido pode ser facilmente descartado em um vaso sanitário e o coletor lavado em água corrente, tornando-o apto para ser usado novamente.