Como a percepção fértil pode ser uma aliada do uso de métodos contraceptivos não hormonais?

Você, com certeza, em algum momento da sua vida ouviu falar sobre um método contraceptivo chamado “tabelinha”, certo? Se a resposta for sim, então você provavelmente já ouviu também que esse não é um dos métodos mais eficazes quando utilizado sozinho. Mas, afinal, você sabe exatamente como funciona a percepção fértil, quais suas vantagens e como pode utilizá-la como aliada ao uso de métodos contraceptivos não hormonais da melhor forma? Responderemos tudo isso – e mais – abaixo.

O que é a percepção fértil?
Percepção Fértil ou Tabelinha é a capacidade de entender exatamente em que fase do seu período menstrual você está e, principalmente, em quais fases você não é fértil, para ter relações sexuais. Esse método exige que a mulher observe firmemente sinais ou sintomas de fertilidade.

Existem diversas formas de fazer isso, como acompanhar os dias no calendário, observar as variações de temperatura do corpo e monitorar intensamente as alterações no muco cervical (veremos mais a frente). Existem muitas técnicas. No entanto, todas podem ser mal sucedidas, devido a pequenas alterações no ciclo menstrual resultantes de um estilo de vida não saudável (sono irregular, má alimentação, estresse), cálculos incorretos, entre outras variáveis.

Por isso, não é um método recomendado para ser utilizado sozinho, mas aliado a outros métodos contraceptivos, como a camisinha, que previne, além da gravidez indesejada, doenças sexualmente transmissíveis. Ainda, não é algo recomendado para adolescentes, já que nessa fase existem muitas alterações hormonais e o ciclo menstrual costuma ser irregular, o que dificulta o acompanhamento. E, obviamente não é um método recomendado para aquelas que não são organizadas.

Dica: não é fácil lembrar as datas de todos os seus períodos, por isso, anotar essas informações é muito útil. Existem diversos aplicativos específicos para isso no mercado ou você pode simplesmente anotar em um caderno, ou no próprio calendário.

Como funciona?
Alguns métodos dependem da abstinência durante os períodos férteis, outros dependem de um método alternativo de controle de natalidade, como preservativos e espermicida, ou um diafragma, durante os períodos férteis.

Ter relações sexuais durante o seu período fértil, naturalmente, acrescenta um risco de gravidez, uma vez que existe uma chance de falha para qualquer método de controle de natalidade. Além disso, um espermicida colocado na vagina pode dificultar a observação das alterações do muco pela mulher.

Quais são os diferentes métodos?

Há uma variedade de métodos de percepção fértil que usam um ou mais sinais:

Calendário: prevê quando a ovulação ocorrerá com base nos ciclos anteriores.

Muco: envolve observar as mudanças no muco cervical. Alterações normais do corrimento vaginal no momento da ovulação. Quando você está mais fértil, há mais muco e ele fica mais molhado e escorregadio (como clara de ovo). Após a ovulação, há menos muco e ele fica pegajoso, impedindo a entrada dos espermatozoides no útero. As mulheres podem verificar o seu muco diariamente para dizer quando estão mais férteis.

Temperatura Corporal Basal: depende de leituras diárias de temperatura para determinar quando a ovulação está ocorrendo. Há um aumento na temperatura quando ocorre a ovulação.

Método Sinto-Térmico:utiliza uma combinação de vários métodos que identificam os sintomas da ovulação. Esses incluem o método de muco, temperatura corporal basal, alterações do colo do útero e outros sintomas, tais como sensibilidade nos seios, sensação de peso abdominal, dor no abdômen ou sangramento. Esse método pode funcionar melhor para mulheres com alterações de muco irregular ou menos distintas.

Vantagens da Percepção Fértil

Grátis, sem riscos para a saúde, natural e conveniente (sem dispositivos ou hormônios para usar); Pode desenvolver maior comunicação, cooperação e responsabilidade entre os parceiros; Pode ser útil para determinar o tempo ideal de fertilidade para alcançar uma gravidez desejada; Pode ajudar a mulher a acompanhar e melhorar os sintomas da TPM;

Desvantagens da Percepção Fértil

Alta taxa de falha, dificuldade em prever com precisão a ovulação ou o tempo fértil; Requer compromisso de ambos os parceiros; Não oferece proteção contra DSTs; Se torna eficaz quando combinado a outros métodos de contracepção;

Qual a sua opinião sobre esse método? Deixe nos comentários abaixo! Quer receber todas as novidades e promoções em primeira mão? Assine nossa newsletter.