Qual a relação entre os ciclos lunares e os ciclos hormonais?

Muitos mitos e lendas atribuem poderes mágicos à lua. Além disso, há milhares de anos e em muitas culturas e nações, a lua tem sido associada à fertilidade, reprodução e crescimento. O ciclo lunar, em particular, foi observado como tendo uma forte associação com o ciclo hormonal das mulheres. A lua transita por quatro fases: nova, crescente, cheia e minguante, que leva 29,5 dias. O ciclo menstrual normal é entre 28 a 30 dias, sendo 29,5 dias a média.

Antes que a ciência moderna aparecesse para explicar que uma mulher menstrua por causa de seus hormônios, era geralmente aceito que os ciclos seguiam as fases lunares. Afinal, se a lua controla o fluxo do oceano, porque não faria o mesmo no corpo das mulheres? Mas, você sabe qual a relação do ciclo hormonal com cada fase da lua? É o que veremos agora

Você pode ler outros artigos relacionados ao assunto no nosso blog e, ainda, conferir nossos produtos disponíveis de ecologia feminina!

CICLO DA LUA CHEIA
Essa sincronização de ciclos é também conhecida como a “Lua Vermelha” e foi associada ao xamanismo, altas sacerdotisas e curandeiros nos tempos antigos. Essa fase traz um bom momento para reivindicar seu poder, tomar decisões, assumir o controle do trabalho e colocar suas ideias em prática.

A lua cheia representa fogo, poder e vitalidade. Por causa dessa energia, também é um momento incrível para aprender a transformar as coisas negativas da sua vida, em coisas positivas. Transforme toda a sua força em criatividade! A deusa vermelha da Babilônia Ishtar é a guardiã da lua cheia. Ela era a deusa mesopotâmica do amor, da beleza, do sexo, do desejo, da fertilidade, da guerra, do combate e do poder político.

CICLO DA LUA MINGUANTE
Se o seu ciclo está alinhado com a lua minguante, esse é um momento de trazer à tona seus desejos e sonhos. A energia da lua minguante é extrovertida, nutritiva e energizante. Por causa de laços estreitos com o florescimento e colheita, este é o momento para você ser persistente com seus objetivos. Este é um momento de intenção e fruição para você; concentre-se nessa energia. A protetora desse ciclo é Deméter, a deusa mãe responsável por todos os ciclos de vida na Terra. Ela é, também, a rainha da colheita.

CICLO DA LUA NOVA
O ciclo da nova lua é um bom momento para avaliar o que você está sentindo e chegar a algumas conclusões sobre como avançar. A lua nova é uma época de cura e renovação. É um momento de autorreflexão e nutrição interna. Este pode ser um bom momento para você avaliar suas emoções e abrir espaço para novas oportunidades. Esse também é conhecido como o ciclo da “Lua Branca”, que tem sido historicamente ligado à intuição e à vontade de se desligar do mundo.

A deusa Hecate é a protetora desse ciclo. Na mitologia grega, ela é associada a encruzilhadas, caminhos de entrada, luz, magia e feitiçaria. Ela é misteriosa, sombria e cheia de conhecimento.

CICLO DA LUA CRESCENTE
Este é um momento para reflexão interna e auto nutrição. A lua está passando por novos começos e crescimento durante esse período e você está conectada a essa energia.

Você pode encontrar novas ideias, processos e experiências para integrar em sua vida durante esse período. É um momento para você pensar, ler, aprender e planejar. Reserve um tempo para meditar e se conectar com seus pensamentos.
A deusa Perséfone, filha de Demeter, está associada à lua crescente. Ela é uma deusa virgem que percorre o caminho do submundo e representa a colheita e a fertilidade.

MUDANÇAS NO CICLO
Acompanhar sua menstruação com base na lua é sobre estar mais sintonizada com seu corpo e consciente de seus desejos. É importante tomar conhecimento dessas mudanças e ver a rapidez com que ocorrem.

Seu ciclo pode ser afetado por diversas variáveis, como estresse, alimentação e etc. No entanto, se ele muda de um ciclo lunar para outro, pode ser que seu corpo esteja lhe enviando uma mensagem de que você precisa fazer algumas mudanças; atente-se aos sinais.

Qual a sua opinião sobre isso? Deixe nos comentários. Quer mais conteúdo como esse? Assine nosso newsletter e receba todas as novidades em primeira mão.