COLETOR MENSTRUAL

O coletor menstrual é um copinho de silicone hipoalergênico e antibacteriano, ajustável ao corpo e que coleta o sangue da menstruação. Ele é maleável, o que facilita na hora de colocar na vagina.

Não existem contra-indicações, mas não é aconselhável para mulheres que nunca tiveram relações sexuais, pois ao colocar ou retirar o coletor, o hímen pode se romper. É imprudente também nos primeiros dias após dar à luz.

PERGUNTAS FREQUENTES

Como inserir o coletor ?

Basta dobrar o coletor e inseri-lo na vagina, lembrando que não precisa empurrá-lo até o fundo, igual o absorvente interno. Ao colocar ele todo, o coletor vai abrir e fazer um barulhinho, o que significa que foi colocado corretamente.

Encontre uma posição adequada, como sentada ou agachada de cócoras, relaxe e insira o coletor com a dobra virada para baixo em direção ao ânus, no início quando você estiver ganhando experiência no uso do coletor, pode-se utilizar uma pequena quantidade de lubrificante a base de água, ou gel de ultrassom, somente na borda do mesmo ou na entrada do canal vaginal, para facilitar a colocação.

Verifique se o coletor desdobrou dentro do corpo, colocando o dedo ao redor do mesmo verificando se ele está inteiro aberto e bem encaixado. O coletor deve abrir e fazer vácuo, teste o vácuo puxando o cabinho.

O que fazer se o coletor não abrir ?

Com o dedo entre o coletor e a parede vaginal, empurre a parede vaginal, na direção oposta ao coletor, dando “espaço” pra ele desdobrar e terminar de abrir. Às vezes com a entrada do ar você pode escutar ele abrindo.

Quando o coletor está adequadamente colocado, não sentimos nenhum desconforto. Na prática a  cada ciclo ficará mais fácil e você experimentará a grande liberdade do coletor menstrual

Como remover o coletor ?

Faça força pélvica para o coletor irá descer e se aproximar mais da entrada do canal vaginal. Alcance a base do coletor, com os dedos, polegar e indicador, apertando sua base pelas laterais até sentir a saída de ar, ou virando um pouco de lado, tirando o vácuo. Então você poderá puxar o coletor pra fora ainda com essa pinça meio fechada.

Com o vácuo desfeito, ele vai deslizar, escorregando pra fora num formato semelhante à dobra C. Retire ele assim meio dobrado para não derramar (considere a posição do coletor na hora da saída) e também pra facilitar a saída da borda do coletor pela entrada da vagina.

Como devo higienizar o coletor menstrual?

Com água fria e sabão neutro. A cada ciclo, o ideal é limpar com água fervente.

Devo esvaziar o coletor com qual intervalo de tempo?

Isso depende do fluxo menstrual de cada mulher. Se for intenso, a cada 6 horas. Mas pode chegar até 12 horas direto, com fluxo normal.

Posso ter candidíase ou outras doenças por usar o coletor?

Os fungos gostam de calor e umidade, então se a mulher já tiver uma pré-disposição à doença, não fizer a higienização do coletor corretamente, for para a piscina e ficar horas com o biquíni úmido, pode correr o risco. Caso contrário, o uso do coletor não causa infecções.

TAMANHOS

Deixe-nos aqui o seu comentário